segunda-feira, 7 de março de 2011

“Faz meu coração pulsar!”

Gaviões arrebentou em desfile digno para brigar pelo título, transformando o Anhembi 
em uma Dubai Alvinegra  Foto: Folha.com


Volto a postar depois de alguns dias ausente, me recuperando da maratona que vivenciei no Carnaval. Estive no Sambódromo do Anhembi na sexta-feira (4) e no sábado (5), para acompanhar as duas noites de desfile das Escolas de Samba de São Paulo. Acompanhar o espetáculo de perto é realmente uma emoção indescritível, sendo que o cansaço só bate para valer mesmo depois de eu ir embora. 

Sempre acompanhei os desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro pela TV, pois gosto muito do espetáculo, sem a menor pretensão de ter conhecimentos técnicos sobre os quesitos avaliados pelos jurados. Para mim, basta a escola parecer bonita e ter um samba gostoso de ouvir e fácil de cantar! No Rio, não tenho preferência por nenhuma agremiação, enquanto em São Paulo, sou Gaviões da Fiel, por razões óbvias...

E esta foi a razão que me levou ao Sambódromo paulistano pela 1ª vez no ano passado, ao Desfile das Campeãs, ver o ao vivo o enredo da Gaviões em homenagem ao Centenário do Corinthians. Fui acompanhando meus amigos Lincoln, este sim carnavalesco e sambista de 1ª, e a Tati, esposa que foi apresentada ao Carnaval pelo marido. E foi novamente junto com ele que voltei ao Anhembi neste ano.


X-9 Paulistana emocionou com homenagem a Renato Aragão, sem esquecer 
dos eternos "Os Trapalhões" Foto: Folha.com


Logo de cara, garanti antecipadamente meu ingresso para ver minha escola de novo (de cujo samba extraí o título do post), além de aproveitar que a X-9 Paulistana homenagearia no mesmo dia o genial Renato Aragão, o eterno Didi Mocó. Entretanto, a emoção falou mais alto e decidi de última hora ir também na sexta-feira, passando um sufoco para conseguir ingresso no dia do desfile. 

Viver a emoção de um desfile dentro do Sambódromo é inigualável. Poder ver de perto a grandiosidade das alegorias e fantasias, se arrepiar com a pulsação da bateria e, principalmente, sentir a emoção das pessoas que fazem o espetáculo, que se dedicam e batalham um ano inteiro para vivenciar aqueles 65 minutos que duram a passagem pela Passarela do Samba é simplesmente indescritível.


Mocidade Alegre impressionou com recursos visuais e mágicas do seu Carrosel de Ilusões
Foto: Folha.com


E o mais legal ainda é ver que gostar de todas as escolas não é coisa de leigo que nem eu. Diferentemente do futebol, é muito bom ver o espírito das pessoas que fazem o Carnaval. Apesar de todos terem sua escola de preferência, é emocionante ver todos vibrando pelas concorrentes, cantando os sambas e aplaudindo o que merece ser aplaudido. O espírito que impera não é o de torcer contra seu adversário, mas sim que todos façam o melhor e que, realmente, vença a melhor entre todas. 

Os dois dias foram exaustivos, tanto que passei o domingo (6) praticamente inteiro dormindo. Mas é o tipo do esforço que realmente vale a pena! Ainda é cedo para falar o que farei no Carnaval do 2012, mas só de pensar que o ano que vem está logo ali...


Fazendo jus ao enredo, a Águia de Ouro, literalmente, pôs fogo no Sambódromo
Foto: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário